ACONTECE NA CÂMARA

Um dos assuntos mais discutidos na sessão ordinária realizada na última terça-feira (05) referiu-se à pré-candidatura do vereador Luciano Sérgio para Deputado Estadual no ano de 2018. Na oportunidade, o vereador anunciou oficialmente a pré-candidatura e ressaltou: “Eu achei muito justo que a gente fizesse o nosso primeiro pronunciamento público aqui na Casa do Povo, na Casa Legislativa”.

Em relação às proposições em pauta, na ocasião foram aprovados dois requerimentos para que sejam convidados a comparecer à Casa Legislativa: a Sra. Maria das Graças Reis, Diretora do SAAE, a fim de prestar esclarecimentos sobre a aplicação dos recursos dos Programas da Aceleração do Crescimento (PAC 1 e PAC 2), o abastecimento de água, bem como apresentar um demonstrativo acerca da atual situação financeira da referida Autarquia, de autoria do vereador Luciano Almeida e o Sr. Luiz Fernando de Araújo Souza, a fim de apresentar um diagnóstico atual da SMTT, de autoria de 12 vereadores.

O veto total do Poder Executivo ao projeto de lei nº 37/17 (que regulamenta os serviços de veículos de aluguel/taxi destinados ao transporte de passageiros dá outras providências) foi rejeitado em única discussão pela maioria absoluta dos parlamentares com 15 votos contrários ao veto e nenhum favorável.

Sobre o Projeto do Veto Total da Prefeitura Municipal de Alagoinhas ao projeto de lei nº 37/17, o vereador Pastor Lins pontuou: “Eu acho que o pior desse veto está aqui nessa tarde escrito: Haja vista permitirá que o permissionário utilize do exercício da atividade apenas para terem acesso às referidas isenções. Frisa-se que não tem qualquer compromisso com a efetiva prestação de serviço. Eu acho isso, eu acho mais uma vez o governo está dando uma prova clara da incompetência das pessoas que passam a vista em projetos como esse”.

Durante os pronunciamentos, o vereador Luciano Almeida, direcionando a palavra ao colega Luciano Sérgio, pontuou: “Parabéns pela coragem. Alagoinhas precisa de homens comprometidos como Vossa Excelência para nos representar. Independente da questão partidária (divergimos na questão partidária), mas em alguns ideais acho que comungamos juntos. O principal princípio é a honestidade, é o mandato voltado para a população, para a coletividade…O senhor nos faz acreditar que podemos fazer uma política séria e comprometida”.

Além de parabenizar o colega Luciano Sérgio pela pré-candidatura, o vereador Thor de Ninha falou, entre outros assuntos, sobre o valor da multa praticada para que os ambulantes possam retirar os seus instrumentos de trabalho: “Tem que se pagar 260 reais para retirar um carro de mão de 90. Então, eu queria chamar a atenção aqui do líder, dos vereadores da Central, Jorge, Cleto para que depois dessa sessão a gente possa sentar com esses ambulantes que aqui estão pra que a gente possa tomar uma posição acerca disso porque no último final de semana, segundo relatos que vocês vão ouvir dos próprios ambulantes, um cidadão com um carro de mão foi maltratado de forma agressiva por fiscais da Secretaria de Serviços Públicos do município. Isso não podemos admitir!”

O vereador José Cleto falou de um evento que participou recentemente na comunidade do Cangula, parabenizando a Associação, a SEMAS (através da Diretoria de Reparação Racial) e demais instituições que estiveram presentes e contribuíram para o trabalho: “Domingo, dia 03, domingo passado, houve lá na comunidade do Cangula um encerramento naquela comunidade que é uma comunidade quilombola, culminando com um evento falando sobre o mês de novembro, da consciência negra…Foi um dia muito importante, não tão somente para aquela comunidade mas para outras comunidades quilombolas, a exemplo do Oiteiro e Catuzinho, estavam todas elas presentes lá ou representadas, como também uma grande quantidade de pessoas ali da comunidade de Nova República e pudemos ter um dia maravilhoso de trabalho ali naquela comunidade.”

Entre as indicações de autoria do vereador Jorge da Farinha, apresentadas para o devido encaminhamento ao Poder Público Municipal, constaram as seguintes solicitações para que sejam autorizadas aos setores competentes: proceder a construção de um Velório Municipal em Alagoinhas, a colocação de passeio/calçada, nos lados direito e esquerdo da Rua Dr. José Tiago Correia (antiga Rua das Fontes dos Padres) até a Rua Pedro José da Cunha (antiga Rua da Palha) e a criação do “Festival Municipal da Canção”, a fim de promover os talentos locais e regionais. O vereador solicitou também, através de indicação, por conta das diversas reclamações por parte dos consumidores de baixa renda do Município, principalmente daqueles que recebem o benefício Bolsa Família, que a Diretora do SAAE  autorize o fim da cobrança das taxas de religação de água por parte da autarquia.

A próxima sessão será realizada no dia 07 de dezembro, às 15h.

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Foto – Kekeu Barreto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =

Ouvidoria

Horários de funcionamento.
Segunda à quinta-feira: 08h às 13h, 14h às 17h. Sexta: 8h às 13h
perm_phone_msg (75) 3318-3319

Onde Estamos?