[AUDIÊNCIA PÚBLICA DUPLICAÇÃO BR-101]

Nota de 15.03.2017

A Audiência Pública sobre a duplicação da BR 101, que aconteceu no dia 15.03 na Câmara Municipal de Alagoinhas, proposta pelo vereador Anderson Baqueiro, contou com a presença significativa de trabalhadores que buscavam explicações e soluções em relação aos métodos utilizados na contratação profissional para a execução das obras da BR 101.

A mesa foi formada pelas representações do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (SINTEPAV-BA), 4º batalhão da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), Sistema Nacional de Emprego (SINE), Associação dos Trabalhadores da Comunidade do Campo de Buracica, (ASTRACAMBA), Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas (ACIA), Câmara de Dirigentes e Lojistas de Alagoinhas (CDL – Alagoinhas), Conselho Buracica em Ação, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Terraplenagem Obras Rodoviárias Construções Ltda (TORC).

O Consórcio Torc/Via/Enecon é responsável pelas obras de restauração, adequação de capacidade e duplicação da BR 101/Bahia. Na ocasião, o Diretor de Obra da TORC – Rodrigo Vilela apresentou todos os trechos que envolvem a contratação do consórcio, dirimindo as dúvidas dos presentes no plenário.

Como principal resultado da Audiência Pública foi instituída no dia 16.03 uma Comissão, que ficará responsável por acompanhar e fiscalizar a contratação dos trabalhadores a fim de garantir legitimidade e lisura durante todo o processo. A referida Comissão é composta por: Associação de Moradores da Fazenda Espuma, Conselho Buracica em Ação, Turma do Feijão, Associação dos Trabalhadores da Comunidade do Campo de Buracica (ASTRACAMBA), Associação dos Trabalhadores em Defesa da Empregabilidade de Alagoinhas (ATEDEA), 4 vereadores da Câmara Municipal de Alagoinhas, Sistema Nacional de Emprego (SINE) e Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM).

A Comissão prevê também, o acompanhamento das  contratações de outras empresas que vierem a se instalar no município de Alagoinhas.

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas.