ACONTECE NA CÂMARA

A sessão ordinária do último dia 10 (quinta-feira), realizada na Câmara Municipal de Alagoinhas, reuniu diferentes temas, entre eles: geração de emprego e formas de contratação no município, sessões itinerantes nos bairros, operação tapa-buracos, restaurante popular, instalação da Associação dos pais e amigos dos autistas, entre outros.

O vereador Thor de Ninha abordou alguns pontos relacionados a vagas de emprego na cidade, questionando se o Sistema de Intermediação de mão de obra municipal – SIMM não poderia ser incorporado à estrutura administrativa já existente na Secretaria Municipal de Assistência Social, na coordenação de promoção do emprego, da busca do trabalho e renda: “Esse SIMM municipal que foi criado via decreto não poderia ser utilizada essa estrutura que já existia?”. Ainda sobre o SIMM o vereador questionou: “É uma estrutura que verdadeiramente quer trabalhar a intermediação de mão de obra do município, para resolver o problema de forma clara, transparente, dando oportunidade a todos…?”.

O vereador Anderson Baqueiro apresentou justificativas sobre o requerimento de sua autoria aprovado durante a sessão, que solicitou a realização de visitas/sessões itinerantes em quatro localidades a partir do próximo mês: povoado do Estevão, bairro do Barreiro, povoado do Catuzinho e Alagoinhas Velha, a fim de ouvir e detectar as necessidades da população e, posteriormente levar ao conhecimento do Poder Executivo Municipal.

Durante a sua fala, o vereador cobrou resposta em relação à entrega das casas do conjunto Residencial Linha Verde. Sobre esta questão, o líder do governo Ozéas Menezes, esclareceu que existem cerca de 400 pessoas com pendências diversas (identificadas pela Caixa Econômica Federal) que estão sendo convocadas para saná-las, pois muitas nem sabiam da existência.

O vereador Raimundo Alves (Gode) saudou todos os presentes e falou da felicidade em perceber que o tapa-buracos começou na cidade: “A 8 de dezembro está indo de vento em popa…”, apontou também a satisfação pelo fato da comunidade do Catuzinho e do Estevão estarem incluídas na proposta de realização das sessões Itinerantes.

O vereador Luciano Almeida falou da sua felicidade em relação à instalação da 1ª Associação dos pais e amigos dos autistas de Alagoinhas, que aconteceu no último dia 09 (quarta-feira), agradecendo a presença dos vereadores e reforçando sobre os colegas que não puderam comparecer: “Eu registrei que todos os vereadores eram sensíveis à causa e que quando nós fossemos debater políticas públicas que trouxessem benefícios para as entidades todos abraçariam”.

Sobre a instalação da AMA, o vereador Pastor Lins ressaltou: “Louvamos a Deus por essa casa, por essa renovação esse ano de mandato de vários vereadores, e com isso essa nova mentalidade que tem sido trazida a esta casa, no sentido de trazer temas tão relevantes para a sociedade de Alagoinhas”. O vereador elogiou a estrutura do restaurante popular através de um depoimento sobre a sua recente visita às instalações.

A vereadora Raimunda Florêncio demonstrou preocupação em relação aos vendedores ambulantes: “A corda só quebra pro lado mais fraco: tomam os carros de mão dos vendedores da cidade e não devolvem. Levem o que tem dentro mais devolvam o carro de mão! Ali é seu ganha pão, às vezes foi emprestado, alugado, é de uma construção…”. Em relação ao tema Zona Azul, a vereadora afirmou que por enquanto é contra, pois acredita que antes alguns problemas no trânsito precisam ser resolvidos, a exemplo da situação das sinaleiras, dos transportes alternativos e das faixas de pedestre.

O Presidente em exercício José Cleto (Vice-Presidente da Câmara) justificou a ausência do Presidente Roberto Torres, que está afastado temporariamente em função da realização de um pequeno procedimento cirúrgico.

Ao final, José Cleto convocou todos os presentes para a próxima sessão ordinária, que será realizada no dia 15 de agosto, às 15h.

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas.